Dose dupla no Segundas Intenções de agosto na BSP
14 DE agosto DE 2023
O Segundas Intenções do último sábado na BSP foi um pouco diferente do usual. Primeiro, por ter não um, mas dois convidados que conversaram com o jornalista, crítico literário e mediador do encontro Manuel da Costa Pinto. O segundo motivo é por ter sido fruto de uma parceria entre a SP Leituras, organização social que gere a Biblioteca de São Paulo, e a Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Da instituição de ensino superior é que vieram os dois participantes do mês, os professores e escritores Leonardo Gandolfi e Paloma Vidal.
Leonardo é autor de diversos livros de poemas, como A morte de Tony Bennett e Robinson Crusoé e seus amigos, obra finalista do prêmio Jabuti, na categoria poesia (2022), além de ministrar aulas sobre literatura portuguesa e africana de língua portuguesa, trabalhando questões ligadas ao colonialismo na literatura moderna e contemporânea. Paloma publicou, entre outros, os romances A Duas Mãos e Mar Azul, discutidos ao longo do bate-papo, e os mais recentes Pré-história e La banda oriental. Como professora, dá aula de introdução aos estudos literários, promovendo a leitura a partir de teorias e reflexões sobre o que é literatura, "o que mais tenho gostado de fazer é de trabalhar criativamente com eles", destacou.
Depois da apresentação inicial, o anfitrião convidou os escritores a falar um pouco sobre o início de suas vidas e sobre a relação deles com a escrita. Chamou a atenção a coincidência de história dos colegas que tiveram como cenário na infância a cidade do Rio de Janeiro. Leonardo nascido na cidade maravilhosa e Paloma tendo vindo morar muito nova, nascida na Argentina em 1975, a escritora foi trazida pelos pais em 77 para o Brasil fugindo da ditadura militar do país, "quando pequena, escrevia diários e me lembro de misturar o espanhol, nunca aprendi a escrever em espanhol, e o português. Acontecia de ter estranhamentos com o português", relatou. Outro ponto de convergência entre os convidados é que ambos vivem há mais de uma década em São Paulo. Leonardo também salientou a participação da mãe em sua construção como leitor, "ela falava muito do Pequeno Príncipe, dizia que a cada leitura que a gente fizesse o livro contaria uma história diferente", relembrou.
O encontro seguiu com a discussão sobre algumas das obras dos autores, A Duas Mãos e Mar Azul, por parte de Paloma Vidal e A morte de Tony Bennett, Robinson Crusoé e seus amigos e Escala Richter, livros de Leonardo Gandolfi. O público presente teve a oportunidade de ouvir a leitura do poema Insert Coin, e de participar do debate com os autores fazendo perguntas. O final da conversa foi marcado pela reflexão dos escritores sobre suas "obsessões" e "chatices", como chamaram suas marcas registradas e objetivos ao escrever. Leonardo destacou que sua obra é marcada pela continuidade e memória, Paloma, escolheu os deslocamentos e também chamou a atenção para o desafio que é, a cada livro, conseguir encontrar, nas palavras dela, um novo voo.
Você pode assistir a este e outros encontros do Segundas Intenções em nosso canal do YouTube.
A próxima edição do Segundas Intenções será na Biblioteca Parque Villa-Lobos, 26 de agosto às 11h, com a escritora Giovana Madalosso.
Em setembro, a BSP recebe a jornalista e cartunista Bruna Maia, no dia 16, também às 11h.
Notícias
.jpg&largura=700&altura=393)
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Confira nossas indicações
Postado em 08 DE abril DE 2025
E o Oscar vai para...
Leia as histórias que chegaram à maior premiação do cinema!
Postado em 05 DE março DE 2025
Exposição Tesouros da Terra - sementes da inovação
Tesouros da Terra, exposição inédita em São Paulo e Brasília, apresenta a inovação, tecnologia e a ciência que estão por trás do desenvolvimento da Agricultura.
Postado em 18 DE fevereiro DE 2025
Vale a pena ler de novo!
(Re)descubra histórias incríveis!
Postado em 05 DE fevereiro DE 2025