“O dia que eu conheci Jorge Amado”
17 DE fevereiro DE 2023
Qualquer escritor gostaria de ter em seu currículo um texto lido e elogiado por Jorge Amado. A façanha fica ainda mais notória pelo fato do autor em questão ser um adolescente de apenas 17 anos e o texto citado uma redação escolar. Estamos falando de Alexandre Rabelo, convidado do programa Segundas Intenções da Biblioteca de São Paulo, que viveu essa experiência após vencer um concurso da Câmara dos Vereadores de São Paulo, que tinha como premiação um encontro com o escritor baiano e, de presente, uma coletânea com suas obras autografadas. “Considero esse momento o meu batismo literário. Extremamente simpático e humilde, ele disse que eu tinha talento para ser escritor e caso precisasse de alguma coisa poderia procurá-lo em Salvador. Logo eu que nunca tinha saído da Vila Cachoeirinha.”
O encontro foi o impulso definitivo para Alexandre decidir sua carreira profissional. Os livros já faziam parte de sua vida desde a infância. Tem memória afetiva, inclusive, com várias obras, como Rei Arthur e seus Cavaleiros, de Thomas Malory, e O Caso da Borboleta Atíria, de Lúcia Machado de Almeida, com viés mais juvenil. Aos 15 já lia os clássicos da literatura como O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e Ligações Perigosas, de Charles de Laclos.
Mesmo com toda base e incentivo, Alexandre demorou para ter o seu primeiro livro, o Nicotina Zero, um livro de antiajuda, lançado pela editora Hoo, em 2015. “Escrevi esse livro entre meus 27 e 28 anos, mas só fui publicar aos 37. Deixei ele 10 anos na gaveta porque para mim era muito difícil me relacionar no meio literário. Acho muito elitista”, conta.
Alexandre publicou ainda Itinerários para o Fim do Mundo (Patuá, 2018) e Miss Macunaíma (Record, 2022), seu livro mais complexo, repleto de simbologias. É também um dos organizadores e autores da antologia da prosa e poesia de A Resistência dos Vaga-Lumes (Nós, 2019), que reúne 61 dos principais autores LGBTQIA+. Assista a entrevista completa com Alexandre Rabelo no YouTube da BSP.
O próximo programa do Segundas Intenções será no dia 11 de março, das 11h às 13h, com a poeta, tradutora e mestre em Literatura Brasileira Julia de Souza. Participe!
Notícias

Dia Mundial do Refugiado em destaque na BSP!
Confira a lista de leituras recomendada por nossa equipe de acervo para quem quer se aprofundar no tema.
Postado em 31 DE maio DE 2023
Descubra o universo literário de Luiza Romão no Segundas Intenções de junho
O bate-papo acontece no sábado, 3 de junho, às 11h, no auditório da BSP
Postado em 24 DE maio DE 2023
Diversidade das culturas indígenas foi o tema do último Segundas Intenções
A escritora Rita Carelli dividiu as experiências de sua vida com o público presente em duas horas de bate-papo com o jornalista Manuel da Costa Pinto.
Postado em 15 DE maio DE 2023
Leitura ao Pé do Ouvido apresenta poema de Olavo Bilac
Ouça aqui um trecho do poema Aos Meus Amigos de São Paulo
Postado em 09 DE maio DE 2023