Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Ziraldo é celebrado no programa Segundas Intenções Especial

10 DE junho DE 2024
Crédito: Saul Nahmias / Divulgação | Da esq. para dir.: Lorena Kaz, Marcelo Alencar, Fernandes e Attílio na BSP

No último sábado (8), o auditório da Biblioteca de São Paulo (BSP) transformou-se no palco do programa Segundas Intenções Especial, que prestou uma homenagem emocionante ao multiartista Ziraldo (1932-2024). Mediado pelo jornalista Marcelo Alencar, o evento reuniu os ilustradores Attílio, Luiz Carlos Fernandes (conhecido como "Fernandes"), e a escritora e ilustradora Lorena Kaz, proporcionando um rico bate-papo sobre as memórias e influências de Ziraldo. 

Lorena Kaz compartilhou lembranças pessoais e divertidas de sua infância ao lado do tio, destacando a espontaneidade e originalidade que sempre marcaram a personalidade e o trabalho de Ziraldo. Attílio relembrou o impacto avassalador ao ver pela primeira vez a Supermãe, uma criação de Ziraldo que mudou sua trajetória de vida, levando-o a se dedicar à ilustração. Fernandes destacou como o trabalho em uma banca de jornal na juventude lhe deu acesso a obras transformadoras como O Pasquim e a Turma do Pererê, creditando a Ziraldo a inspiração para seguir a carreira nas artes gráficas. 

A conversa também explorou a influência duradoura de Ziraldo nos trabalhos atuais dos convidados e a profunda admiração que nutrem pelo seu legado, refletindo sobre personagens icônicos como Pererê, Bichinho da Maçã e Jeremias. Em breve, os melhores momentos deste encontro estarão disponíveis no canal do YouTube da BSP, oferecendo ao público uma oportunidade única de reviver essa celebração da genialidade e do impacto cultural de Ziraldo.

Confira alguns dos melhores momentos do encontro: